Legado nikkei é celebrado na abertura da 10ª Semana da Cultura Japonesa

Por Secom
A relevância e a influência da presença japonesa em Embu das Artes ficou evidente durante a abertura da “10ª Semana da Cultura Japonesa”, com o prestígio de artistas nikkei e locais, familiares, autoridades, munícipes e turistas que compareceram ao Centro Cultural Mestre Assis do Embu no sábado (10/6).  

Após apresentação do grupo de taikô Kodaiko, que animou o público com seus contagiantes tambores, houve homenagem a Yasuichi Kogima, muito aplaudido pela sua reconhecida contribuição à cultura local. E no fim de semana, além da “Exposição Cerâmica Artística de Alta Temperatura”, inserida no evento, o artista plástico Nicchio lançou e autografou seu livro “Vida em Conto”. Cerca de 1.500 pessoas visitaram o espaço entre sábado e domingo.

A “Semana” continua com a “9ª Exposição Coletiva Nikkei Art & Craft”, que vai até 30 de junho, com a “Cerimônia Ecumênica em Homenagem aos Antepassados” que acontece em 18/6, e mais uma exibição do grupo de taikô Kodaiko (19/6). Veja a programação no fim da matéria. 

“A imigração japonesa para a história de Embu das Artes e de outras cidades da região é emblemática, com colaborações na agricultura, na economia e na arte”, disse a secretária de Cultura, Rosana Almeida, titular da pasta realizadora do evento. “Por isso estamos aqui hoje para celebrar e preservar a memória desse povo fundamental para o desenvolvimento de nosso município”, completou.

Para o curador das exposições, Paulo Dud, há o compromisso de expor os trabalhos de melhor qualidade, mostrando que a arte não tem fronteiras, que o Brasil acolhe etnias e expressões do mundo todo e que Embu das Artes tem um olhar especial sobre a arte nikkei. “Sempre haverá intercâmbio entre nossas culturas, a exemplo do que já acontece com nossa cidade irmã no Japão, Hino, com a qual estabelecemos uma relação mútua de colaboração”, declarou.       

Além de tornar-se uma referência entre a colônia japonesa e os brasileiros, a “10ª Semana da Cultura Japonesa” é um ponto de encontro, de troca de informações e de divulgação de trabalhos, com a participação de artistas com carreiras consolidadas, até internacionais, e outros que aspiram ampliar a divulgação de suas obras. 

Programação

- Até 30 de junho

9ª Exposição Coletiva Nikkei Art & Craft – das 9h às 17h -
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu – Largo 21 de Abril, 29, Centro

Homenagem a Yasuichi Kogima. Artistas: Eiji Yagima, Sussumo Harada, Ken Kaneko, Toyota, Mitiko Aragaki, Auro Okamura, Getsusem Kobasyashi, Nichio, Graziela Wakizaka, Hiromi, Kamori, Milton Takada, Paulo Moriama, Yatsunami, Yasuichi Kogima, Moriyo Kogima, Alina Okinaka, Sachiro Koshikoku, Taro Kaneko, Nachiko Nakade, Bin Kondo, Sakuko Miyasshita, Yoshiyuki Miura, Yasuko Kuroda, Tsukika Okayama, Ryokai Chashi, Ricardo Ueki, Juro Takahashi, Sergio Matukawa, Kaneaki Tada, entre outros. In memoriam: Iwao Nakagima, Daniel Ryo, Takebayhashi, Mestre Sakai do Embu, Yugi Arimiso, Maria de Embu, João Suzuki e Sizuca de Embu.

- 18/6
Cerimônia Ecumênica em Homenagem aos Antepassados – 10h
Local: Jazigo Funerário/ Monumento aos Imigrantes Falecidos, localizado no Cemitério do Rosário, na av. Elias Yazbek, 1713, Centro

- 19/6
Taikô Kodaiko – 16h
Local: Sede da Prefeitura – rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114, Centro

Comentários

comentários

This entry was posted in Região. Bookmark the permalink.