São Paulo, 462 anos: imigrantes homenageiam a capital paulista

Por Portal do Governo do Estado

A cidade mais importante do hemisfério sul faz aniversário nesta segunda (25)

A maior cidade da América Latina, São Paulo, completa 462 anos de existência nesta segunda-feira (25). Conhecida como uma das capitais mais importantes do hemisfério sul, quiçá do mundo, São Paulo se tornou casa oficial de milhares de imigrantes vindos dos cinco continentes e migrantes de diferentes pontos do país em busca de novas oportunidades.

É justamente essa mistura de gente, de influência e tradições que fazem de São Paulo um lugar repleto de singularidades, capaz de agradar os mais variados gostos.
“São Paulo é uma cidade maravilhosa. Para mim, é a cidade-mãe e foi aqui que eu consegui salvar a minha vida”, disse a refugiada da Guerra Civil do Congo, Miracle Panzu, funcionária do serviço estadual para refugiados da Casa de Passagem “Terra Nova”.

Essa terra-mãe, com 12 milhões de filhos, mostra a arte de conviver com o diferente, com o novo. E o melhor, como aproveitar essa miscelânea cultural.
“Amadureci em São Paulo como pessoa. Talvez pelo fato de ter vivido na rua. Aprendi a prestar atenção na vida, além da minha”, afirmou o angolano Crispim Calonge, professor de português na Casa de Passagem “Terra Nova”. “Hoje não consigo imaginar em morar em um lugar diferente. Adoro a cidade e as pessoas da cidade também”.

SERVIÇO Casa de Passagem “Terra Nova” Rua Abolição, 145, República São Paulo – SP

 

Comentários

comentários

This entry was posted in São Paulo. Bookmark the permalink.