Visite Embu das Artes, a cidade do artesanato

Por Portal do Governo do Estado

 

Município conta com opções de arte tradicional e centro histórico com arquitetura charmosa - Foto: Divulgação

Município conta com opções de arte tradicional e centro histórico com arquitetura charmosa – Foto: Divulgação

A apenas 30 km da capital, a cidade de Embu das Artes é um verdadeiro ateliê a céu aberto com exposições nas ruas do centro histórico. Quem passeia por lá, além de apreciar a arquitetura charmosa, pode encontrar de peças de artesanato indígena a objetos de arte contemporânea e móveis rústicos de madeira maciça.

Mas o município tem muito mais do que a feira de artes. A cidade oferece diversas opções de lazer, como a Cidade das Abelhas, que fica dentro da Mata Atlântica e é o local ideal para aqueles que querem interagir com a natureza. O passeio mostra a importância da vida das abelhas, aliando conscientização e lazer.

Já para quem gosta de história e arquitetura religiosa, o Complexo Nossa Senhora do Rosário, tombado pelo patrimônio histórico, foi construído em taipa de pilão por volta de 1.700 e é uma das mais importantes e preservadas construções jesuítas no estado de São Paulo. O complexo é formado ainda pelo Museu de Arte Sacra, com acervo que reúne imagens de anjos, santos e personagens bíblicos, todos produzidos entre os séculos XVII e XIX.

Para quem procura um passeio cultural, o Museu do Índio tem acervo com peças que retratam os costumes, crenças, rituais, aspectos da vida comunitária e a relação que as várias nações indígenas têm com a natureza. O local também funciona como centro de pesquisa sobre a cultura indígena.

Outra atração para quem estiver visitando a cidade é o Parque do Lago Francisco Rizzo. Com 217 mil metros quadrados, ocupa uma antiga área de extração de areia. O local possui também pistas de corrida, biblioteca especializada em meio ambiente, viveiros de mudas de plantas e de árvores, além de brinquedoteca e lago com peixes.

Como chegar Embu fica às margens da rodovia Regis Bittencourt (BR-116), sentido Curitiba. A entrada da cidade está na altura do km 279 da estrada, que pode ser acessada via Rodoanel ou Marginal Pinheiros.

Comentários

comentários

This entry was posted in São Paulo. Bookmark the permalink.