Taboão inicia vacinação contra febre amarela nesta segunda (18) em TODAS as UBS’s

Por Williana Lascaleia, com informações do Portal O Taboanense

Nesta segunda-feira, 18, a secretaria de saúde do município começará a oferecer vacina contra a febre amarela. O atendimento será nas UBS’s do município, das 8h às 17h e a população não precisa se desesperar, pois o município de Taboão da Serra é predominantemente urbano, ou seja, não possui matas e nem macacos em seu entorno. Não há casos da doença no município.
Em coletiva de imprensa, realizada nesta sexta- feira, 15, a secretária Raquel Zaicaner explicou que não há casos urbanos desde 1942 e que todos os munícipes serão vacinados e já no próximo ano a vacina fará parte do calendário de vacinação da cidade.
“A vacinação é apenas um bloqueio ambiental, para nos antecipar ao problema. E não há motivo para pânico ou corrida às unidades de saúde, porque, gradativamente, todos serão vacinados. E em 2018 a vacina contra febre amarela vai fazer parte do calendário de vacinação”, afirmou Raquel ao Portal O Taboanense.
Áreas com área de mato como Jd. Monte Alegre, Pq. Laguna, Recanto dos Pássaros e Jd. Mirna receberão postos volantes.
O macaco não é um transmissor do vírus, mas um hospedeiro. Quem transmite o vírus são os mosquitos haemagogus e sabethes. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos transmissores infectados; não há transmissão direta, ou seja, de pessoa para pessoa.
Atenção para quem não pode tomar a vacina: gestantes (se optar por vacinar- se ficar sem amamentar por 10 dias), mulheres em fase de amamentação, crianças menores de 9 meses, diabéticos, cardíacos, maiores de 60 anos e pessoas imunodeprimidas (pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, com HIV) e pessoas com reação alérgica à proteína do ovo ou gelatina.
Em 2017 foram vacinadas 3 mil pessoas contra a febre amarela no município. Basta uma dose da vacina para ficar imune.
Embu das Artes e Itapecerica da Serra também começam hoje com a campanha da vacinação contra a febre amarela.

Comentários

comentários

This entry was posted in Taboão, Williana Lascaleia. Bookmark the permalink.